Como já falamos, ABA é uma intervenção utilizada para modificar comportamentos sociais, aqueles que podem ser aplicados à vida cotidiana. Ou seja, ABA é aplicada no dia a dia do aluno, nas situações que são vivenciadas de modo corriqueiro, em exercícios, tarefas e interações que estão acostumados a ter. Com a observação e a inserção da Terapia ABA na vida cotidiana, é possível tomar decisões baseadas na evolução comportamental do aluno e, com a evolução, pode ser modificada para melhor atendê-lo.
O primeiro passo da avaliação que possibilita o uso da ABA em situações cotidianas é perceber como o aluno interage com o ambiente e as pessoas ao seu redor, sejam elas parentes, amigos ou professores.
Abaixo seguem alguns procedimentos em ABA que podem ser aplicados no dia a dia do aluno:
1 – A Tentativa Discreta é constituída por três termos. Usemos como exemplo quando o terapeuta aponta para o braço e pergunta o que é aquilo para o que está apontando. O aluno responde, com ou sem ajuda, que é o braço. Em seguida, recebe um reforço positivo (recompensa) pelo sucesso na resposta, que pode ser um elogio.
2 – Ensino em Ambiente Natural. O aluno aprende a se comportar em situações naturais de um modo mais flexível, com uma certa liberdade, como por exemplo, o modo como interage com os colegas em um parque ou o modo como reage a uma resposta negativa dos pais.
3 – Ensino Incidental, o terapeuta se aproveita de situações que surgem no momento da terapia e do fato de que a criança está inclinada e se interessar a aprender habilidades adequadas, nomeação de letras, por exemplo.
4 – Encadeamento de Trás para Frente: Com esse tipo de ensino, o aluno vai aprender a se comportar diante de situações de autocuidado como escovar os dentes, ir ao banheiro, trocar de roupa, tomar banho, etc. Com o encadeamento, são determinados passos simples de trás para a frente, para que os do início sejam dicas para os últimos passos.
Com o uso da Terapia ABA em situações cotidianas, tanto o aluno quanto as pessoas envolvidas diretamente com ele, sentem-se mais à vontade para realizar tarefas e ações, já que todos estão em seus ambientes naturais, fazendo coisas com as quais estão habituados a fazer, perto de pessoas que estão acostumados a ver. Isso oferece ao aluno o sentimento de familiaridade e também de confiança.
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